Já pararam para pensar que algumas empresas conseguem se tornar capazes de atrair talentos e acabam virando o sonho profissional de muitos? E que nem sempre este desejo é originário do simples interesse monetário ou de status profissional?
O que elas têm em comum? A resposta é o respeito e a dedicação para com sua cultura organizacional. Ou seja, idealizam a empresa e sua cultura e fazem dela seu mantra.
O exemplo mais batido é do Google. Seu sucesso é difícil de explicar principalmente pela complexidade e dimensão que alcançou. Porém, podemos afirmar que grande parte se deve ao perfil e ousadia de seus sócios fundadores, Page e Brin.
Outra parte, a visão que ambos defenderam e cultivaram desde o primeiro segundo de “vida” da empresa. O perfil dos sócios e a imagem da empresa são quase inseparáveis, moldando todo e cada aspecto da empresa.
E é aí que entra a tal Cultura Organizacional. Coisas aparentemente tolas como salas de videogame, horários flexíveis, cardápio variado, ambientes casuais, estrutura horizontal e transparência total definem a atmosfera da empresa e orientam seus funcionários, direcionando-os para onde se pretende seguir.
O Google consegue, através de sua cultura organizacional, resultados bastantes interessantes, muitas vezes impensáveis para empresas com culturas dentro da caixinha. Entre estes resultados citamos a redução do turnover (3%) e o aumento no engajamento e na produtividade.
Entendendo a cultura organizacional
A cultura organizacional, muito em voga, precisa estar no cerne da empresa e no coração e mente de seu CEO, founders e equipe. Para tanto, é importante dar atenção já no momento da contratação e na formação da equipe, pois será este grupo (principalmente os primeiros membros da equipe) que formatará o perfil da empresa. E sua cultura deve ser autêntica e verdadeira, nascendo e sendo defendida pela equipe religiosamente (muitas vezes à custas de lucro a todo custo!). Inclusive, muito nos agrada doutrinar a equipe à cultura organizacional, com um viés quase religioso.
Na SaveCash construímos um núcleo duro, formado por mentes pensantes, sinérgicas e inquietas. Mérito de nosso CEO e founder, que teve a sensibilidade de atrair, conquistar e unir estes primeiros funcionários, consoantes com suas próprias crenças e anseios. E o resultado transparece na cultura da empresa, num primeiro momento, apesar de original, apenas sentida.
Num segundo momento, buscamos transcrevê-la, traduzindo este sentimento. Dividimos aqui nossa cultura organizacional para inspirar e informar.
NOSSA CULTURA ORGANIZACIONAL – PLUS IT!
Que tal se sempre tentarmos entregar produtos com “UM PLUS A MAIS”? Logo, vamos construir produtos excelentes e antes de entregá-los, vamos nos perguntar: onde mais eu posso melhorá-los? Cada detalhe pode ser aperfeiçoado. A nossa meta é SURPREENDER a todos, sempre!
CRÍTICAS
Adoramos críticas. Se forem construtivas, melhor ainda. E se, além da crítica, trouxerem junto uma sugestão construtiva, achamos perfeito! Portanto, toda vez que for criticar, pense em como adicionar alguma ideia ou sugestão que ajude a resolver.
INCENTIVAR
Nossa cultura deve ser sempre incentivada e até desafiada. Devemos seguir criando e inovando.
EVOLUIR
Para empreender, temos que evoluir. Para empreender, precisamos aprender. Incentivamos a leitura, o aprendizado contínuo, a curiosidade e a troca de experiências, juntos somos mais fortes.
OPORTUNIDADES
Não paramos de analisar, mapear e entender onde melhorar e onde estão as grandes oportunidades. Não cansamos de tentar entender, conquistar e garantir nossa vantagem competitiva. Estamos sempre atentos a inovações e facilidades que adoramos adotar.
IDEIAS
Ideias valem muito. E valem muito mais se forem validadas. Incentivamos o campo fértil das ideias. E queremos que elas sejam compartilhadas, validadas o mais rapidamente e com o mínimo de recurso possível.
FAIL FAST, FAIL OFTEN
Entendemos e acreditamos que é melhor errar e aprender a não tentar. Errando rapidamente, minimizamos riscos, aprendemos e ajustamos nossa rota! Não temos medo de arriscar.
O JEITO CERTO
Entendemos que existem várias maneiras de fazer uma coisa certa. Contratamos quem acha que sabe pouco, mas sabe muito, e descobre, todo dia, que não sabe nada! Evitamos todo tipo de Sabe-Tudo. Incentivamos quem pergunta, mesmo que a resposta seja óbvia. Quem deixa de perguntar, deixa de aprender. Quem deixa de perguntar, deixa de questionar. Quem deixa de perguntar, deixa de inovar. E devotamos a inovação!
NOSSO JEITO
SOMOS PONTUAIS
Se você chegou na hora do compromisso, você chegou atrasado! Organize-se para chegar 15 minutos antes do horário do compromisso. Se precisar sair antes do fim de uma reunião, procure avisar com antecedência a quem está presidindo o encontro e saia discretamente. Esteja atento aos prazos de entrega de trabalhos e relatórios e cumpra-os à risca.
Se não for possível atender o prazo combinado, avise as pessoas envolvidas com o máximo de antecedência, explique as razões do atraso e, se possível, combine novo horário ou data. Se precisar de ajuda para entregar no prazo, não hesite em pedir, pois muitos podem depender dela. Ofereça ajuda quando puder ou sentir que pode somar.
SOMOS AGRADÁVEIS
Mantenha uma boa imagem pessoal. A primeira leitura que alguém fará de você será baseada em sua aparência: suas roupas; cabelo e higiene pessoal. Cuidar desses aspectos mostra respeito e comprometimento com a empresa.
No ambiente de trabalho, os colaboradores representam a imagem empresa, portanto, é fundamental ter bom senso na hora de se vestir. Mesmo sendo flexíveis quanto à vestimenta, você deve escolher roupas que são apropriadas para o ambiente de trabalho.
SOMOS EXEMPLO
Use a linguagem corporal a seu favor, através da postura. Com postura e movimentos corretos você pode influenciar positivamente as pessoas ao seu redor. Mantenha a postura ereta ao ficar de pé: ombros para trás e cabeça erguida demonstram confiança.
Ao conversar com as pessoas, mantenha sempre contato visual. Evite cruzar os braços ou apoiá-los na cintura, pois isso pode transmitir passividade e desinteresse na conversa. Gesticular um pouco ao falar pode dar mais confiabilidade ao que está sendo dito, além de ajudar a formar pensamentos mais claros.
Quando estiver sentado, procure manter a coluna ereta. Além da postura, procure manter uma atitude positiva e transmita-a a todos ao seu redor. Somos reflexo de nossas ações, nos ajude a transformar nosso ambiente em um ambiente harmônico, compartilhando boas ações. Um ambiente positivo atrai pessoas boas e coisas boas!
SOMOS EDUCADOS
Sempre peça licença ao entrar em um ambiente, mesmo que a porta esteja aberta. Cumprimente todas as pessoas que estão ali. Bastam um sorriso e um “bom dia” ou “boa tarde”, não é preciso chegar dando beijinhos nos integrantes da reunião.
Ao entrar na sala ou escritório de alguém, espere receber um convite para depois sentar. Controle o tom e o volume de sua voz. Procure manter um tom de voz neutro, controlando suas emoções para não demonstrar sentimentos negativos como agressividade, deboche e irritabilidade, entre outros.
Se estiver descontente com algo, evite falar naquele momento. Respire fundo, tente se acalmar e colocar os pensamentos em ordem. É mais difícil controlar o tom de voz quando dizemos a primeira coisa que nos vem a cabeça, portanto reflita sempre antes de falar.
O volume de sua voz também é importante, evite falar alto demais. Em certos ambientes é necessário falar um pouco baixo, mas certifique-se de que a outra pessoa possa ouvi-lo. Cuidado com as risadas também, gargalhadas altas são inadequadas. Telefonemas pessoais devem ser atendidos longe do ambiente de trabalho.
SOMOS BEM-HUMORADOS
Todos desejam trabalhar em um ambiente com atmosfera agradável, alegre e descontraído, mas há limite para o humor. Evite piadas e brincadeiras desagradáveis. Expresse seu bom humor sendo simpático, sorrindo e fazendo comentários leves e agradáveis.
Lembre-se da diversidade existente em um ambiente de trabalho, com pessoas de diferentes culturas e crenças convivendo juntas. Portanto, evite as brincadeiras e piadas, pois elas podem facilmente deixar alguém desconfortável ou até mesmo ofender.
Cuide também de como trata as pessoas. Não é recomendável criar apelidos, ou chamar os outros por uma versão mais curta de seu nome, sobretudo em ambientes mais formais. Para evitar deslizes, procure chamar as pessoas pelo nome com que elas se apresentam. Não use palavrões, nem faça comentários ofensivos relacionados a raça, religião e gênero. Além disso, evite dar apelidos aos colegas, nem todos encaram bem essa prática.
Também não cabe criticar colegas em público, se estiver descontente com alguma atitude, converse de forma privada e profissional — isso também vale para os gestores. Por fim, discussões devem ser evitadas, principalmente quando não se trata de assuntos relacionados ao trabalho, como política, esporte ou religião. Já quando são pertinentes à empresa, resolva às situações através de debates e evitando conflitos. Sempre leve em consideração o ponto de vista do seu colega.
SOMOS COMPROMETIDOS
Não fique conversando com colegas que estão trabalhando. O intervalo de trabalho é o momento em que você pode resolver questões pessoais, dar telefonemas e conversar sobre amenidades com seus colegas. Evite falar sobre questões de trabalho ou tentar resolver pendências durante um almoço informal com os colegas. Se almoçou rapidamente e voltou à sua mesa antes da hora, evite interromper os que estão em horário de expediente.
Procure acessar com frequência o e-mail corporativo e enviar respostas rápidas de forma clara e objetiva. Quem envia um e-mail espera por uma resposta. Caso você não consiga responder a uma solicitação no mesmo dia, mande uma mensagem curta dizendo que recebeu o e-mail e irá tratar da resposta o mais rápido possível.
Não utilize o e-mail da empresa para assuntos pessoais ou para enviar mensagens com assuntos não profissionais. Para isso, use sua conta de e-mail pessoal e preferivelmente fora do horário de expediente e no seu computador pessoal.
SOMOS LIMPINHOS
Não coma em sua mesa de trabalho, além de deselegante, você corre o risco de derramar alguma coisa no seu computador ou no computador do seu colega. O ato de comer pode ser social, mas no local correto. Para isso, destine um local, longe das estações de trabalho, onde as conversas podem ser informais e não relacionadas com o trabalho.
Tenha sempre sua mesa organizada e utilize um lixo pessoal sob ela. Não espere o pessoal da limpeza para esvaziá-lo. Faça-o sempre que ele atingir metade de sua capacidade.
Beber no ambiente de trabalho é proibido e fumar deve ser feito somente nos intervalos e apenas nas zonas apropriadas. Com a flexibilização das regras, hoje vemos que muitas companhias liberaram o consumo de bebida alcoólica no ambiente de trabalho ao final do expediente da sexta-feira, por exemplo. Nesses casos, até é permitido beber, mas nunca fique embriagado no trabalho. Isso inclui festas da empresa, jantares com clientes e happy hour.
SOMOS DISCRETOS
Fique longe das fofocas. Embora as pessoas geralmente passem mais tempo no trabalho do que em casa, isso não as dá o direito de serem invasivas. Evite fazer perguntas pessoais aos seus colegas, ouça mais do que fale e espere a outra pessoa ter a iniciativa de contar algo pessoal. Evite expor sua vida privada e não participe de fofocas.
Existe uma linha tênue entre comentários e fofocas. Na dúvida, evite expor sua opinião sobre alguém. O ideal é que esta pessoa esteja presente ao se falar dela ou de seu trabalho. É aquela velha e sempre importante regrinha de ouro: elogie em público, critique em privado.
Não invada a privacidade dos seus colegas. Você não deve acessar arquivos ou registros de outras pessoas sem a permissão prévia dela. Essa atitude também vale para a empresa, não acesse informações sem consentimento.
Além disso, respeite a privacidade da empresa. É antiético compartilhar dados confidenciais da empresa com outros indivíduos, outras áreas não envolvidas ou organizações de fora da companhia.
Deixe os seus problemas pessoais em casa e não use o seu tempo de trabalho para resolvê-los. Desta forma, você evita que essas situações interfiram na sua rotina profissional e afetem a sua produtividade.
Sempre que for falar sobre alguém, antes de propagar algo desta pessoa, se faça 3 perguntas. Só depois de ter certeza que a resposta é sim para as 3 perguntas, se dê o direito de falar desta pessoas: Você tem certeza de que realmente é verdade? O que você vai contar é uma coisa boa? O que você contar vai ajudar alguém ou algo?
SOMOS PROFISSIONAIS
Não fale mal da empresa em que trabalha. Além de antiético, falar mal da empresa onde se trabalha pode denegrir sua imagem profissional. Preste atenção ao tipo de comentário que você fará sobre a empresa, outros colegas e chefe para as pessoas de fora do trabalho e, principalmente para seus clientes e colegas. Isto também vale para a empresa em que você não trabalha mais.
Cumpra suas obrigações com a empresa e, não apenas isso, tenha boa vontade em desenvolver o seu trabalho. Seja solícito, empático e ajude os seus colegas de trabalho. Essas atitudes somam pontos para a sua carreira profissional. Lembre-se que ao falar sobre alguém, você acaba mostrando mais sobre você do que sobre a pessoa que pretendia falar.
SOMOS RESPEITOSOS
Um aviso um tanto quanto óbvio, mas ainda sim necessário de frisar. As boas relações profissionais e pessoas giram em torno do respeito, portanto, no ambiente corporativo você deve ser bem-educado e respeitar os colegas de trabalho, os clientes e as hierarquias.
Ser respeitoso interfere positivamente no clima organizacional e fortalece os laços profissionais. Não importa sua colocação dentro da empresa, sua educação e respeito devem vir em primeiro lugar. O bom não é ser importante, o importante é ser bom.
SOMOS VISIONÁRIOS
Uma atitude muito valorizada no ambiente de trabalho é ter a visão de dono, isso inclui tratar a empresa como se fosse sua. Usar o dinheiro da corporação com discernimento, zelar pelos equipamentos e estrutura, manter o ambiente limpo e organizado. Entender, divulgar e propagar a cultura organizacional carregam o DNA da empresa e de seu fundador!
Abriu? Abra a mente e não a feche mais.
Acendeu? Acenda outros também.
Ligou? Só desligue quando terminar.
Desarrumou? Se for o status quo, deixe desarrumado.
Sujou? Peça desculpas e limpe.
Quebrou? Conserte diferente! Dê outro uso.
Vai usar algo que não lhe pertence? Faça jus!
Pediu emprestado? Devolva dois ou dobrado.
Não sabe como funciona? Descubra!
Seja um Promotor SaveCash e tenha uma receita recorrente, ajude no desenvolvimento econômico e social do seu bairro. Clique aqui.
Quero para meu negócio. Clique aqui.
Seja um voluntário e ajude a impactar a sociedade. Clique aqui.
#gosavecash #valedinheiro #ganhesempre #marketingseguro